Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Aniversário da cidade de Machado (Minas Gerais)
Machado é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em julho de 2014 era de 41 070 habitantes.[3] A principal atividade econômica é o cultivo do café.


Geografia

Distritos

Pertence ao município o distrito de Douradinho, localizado a 30 km do centro urbano de Machado. Também pertence a cidade de Machado o povoado da Caiana, que se localiza a 10 km da cidade.Uma informação interessante sobre o distrito é que este tem data de fundação mais antiga que a sede do município (Machado) e também já pertenceu ao município de Paraguaçu, isto no século XIX.


Clima

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima registrada em Machado foi de -0,6 ºC, ocorrida no dia 18 de julho de 2000. Já a máxima foi de 36,8 ºC, observada dia 25 de janeiro de 2006. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 141,7 mm, em 19 de novembro de 1976.[6]


Origem do nome[editar | editar código-fonte]
Há varias versões sobre o nome "Machado", a mais conhecida relata a história de um lenhador, que trabalhava ao lado de um rio e derrubou seu machado nele. A partir daí o rio ficou conhecido como Rio Machado, que logo depois deu o nome a cidade. Outra versão diz que a primeira família, de sobrenome Machado, fundou um pequeno vilarejo naquela região. A família Machado em questão, possuía uma sesmaria que tinha como sede a cidade de Caldas, uma das cidades mais antigas do estado de Minas Gerais.

Tal sesmaria era divisa, ou seja, passava justamente cortando a sesmaria em dois, um rio. Desde de a instalação da família no local, e diga-se é importante ressaltar que tal estirpe possuía grande prestígio político e religioso, batizou-se de "Rio dos Machados", depois simplificado para Rio Machado, conforme cartas hidrográficas do século XVIII, isto quando a região ainda pertencia a província de São Paulo. Provavelmente, conforme escritos históricos, baseado na tradição oral e relatos em livros e jornais antigos, os dois filhos do chefe do clã dos Machados, casaram-se e como dote e parte da herança cada um ficou com uma parte da sesmaria. E como havíamos dito anteriormente, o rio foi utilizado para dividir o latifúndio. Em 1º de dezembro de 1812, o governo de Minas Gerais nomeou como capitão de ordenanças do Distrito de Machado, Antônio Joaquim Pereira de Magalhães; e no ano de 1829 o Bispado de São Paulo o autorizou a construir, no Distrito de Douradinho, capela sob a invocação do Divino Espírito Santo. O censo de 1831 apontava Antônio Joaquim com 23 escravos em sua fazenda nessa cidade a qual, posteriormente, foi renominada Santo Antônio do Machado em sua alusão, conforme Lael Vital Brazil em seu livro, Vital Brazil Mineiro da Campanha, uma genealogia brasileira, pag. 130, § II e o Arquivo Publico Mineiro, DF 690, fls. 148. E sabe-se que o filho do chefe do clã dos Machados, resolveu instalar a sede de sua fazenda próximo de onde hoje é Machado, que recebeu este nome em 1922. Antes recebia toponímia de Sagrada Família e Santo Antônio do Machado, após Santo Antônio do Machado e definitivamente Machado.


Religião e cultura

A população é tipicamente católica (82%), possuindo também protestantes, principalmente presbiterianos e outras demais religiões. É uma cidade que relativamente preserva sua cultura, principalmente os afro-descendentes (como pode ser notado na Festa de São Benedito uma festa centenária na Folia de Reis etc.).

A citada Festa de São Benedito é o principal evento cultural do município, que se destaca no Brasil dentro do âmbito das congadas machadenses, sendo realizada há mais de 100 anos (1914-2014) , nas semanas finais do mês de agosto.



Fonte: Wikipédia


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA