Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques

Em Breve!

Newsletter





Belém pronta para o Círio de Nazaré
Realizada no segundo domingo de outubro, a celebração reúne milhares de fiéis, romeiros e turistas pelas ruas da capital paraense

Os turistas que desembarcam em Belém (PA) nesta semana podem sentir que a cidade vive um momento especial. A poucos dias de uma das maiores festas religiosas do país, o Círio de Nazaré, a capital paraense se enfeita para celebrar a grande homenageada, Nossa Senhora de Nazaré. A celebração que movimenta a economia na cidade e estimula o turismo está em sua 224ª edição é a mais tradicional festa do estado e é considerada o “natal do paraense”.

Na cidade, as casas e fachadas dos prédios ganham pintura nova para a passagem das procissões que celebram a padroeira dos paraenses. As comemorações têm início já no Aeroporto Internacional de Belém, onde os viajantes são recepcionados com apresentações de grupos de carimbó - dança típica do Pará - e recebem ainda um mix de ervas aromáticas típicas da região. O Círio de Nazaré tem uma programação que se estende durante o ano todo, mas se intensifica na semana que antecede o domingo da grande procissão que chega a reunir mais de dois milhões de fiéis pelas ruas da capital.

De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará, a taxa de ocupação da rede hoteleira para o Círio 2016 pode chegar a 100% e a expectativa é de que cerca de 80 mil turistas participem da festa. Em 2015, os cinco maiores emissores de turistas foram o Maranhão (15,7%), Ceará (13,6%), Rio de janeiro (11,6%), Amazonas (9,4%) e Bahia (7,1%).

É pelas águas da baía do Guajará, no sábado, que acontece um dos momentos mais bonitos da festa. Levada por um navio da Marinha do Brasil, a imagem é transportada em uma cúpula de vidro para facilitar que ribeirinhos e fiéis possam saudar a santa. O chamado “Círio das Águas” é acompanhado por centenas de barcos, lanchas, balsas e veleiros até a chegada da imagem na Estação das Docas, um dos pontos turísticos da cidade.

Ainda no sábado à noite, milhares de pessoas participam da Trasladação, uma procissão que faz o caminho inverso ao realizado no domingo. No trajeto que sai do Colégio Gentil Bittencourt em direção à Igreja da Sé, a imagem da santa segue em destaque sendo homenageada por corais, alunos de escolas e fieis que pagam promessas e agradecem as graças alcançadas. A iluminação das velas levadas em todo o percurso deixa todo o cenário ainda mais bonito.

CÍRIO DE NAZARÉ - Mas é nas primeiras horas do domingo (9) que uma multidão de fiéis e turistas podem sentir o poder da maior festa religiosa do país. A procissão tem início às 7h, depois da tradicional missa que começa às 5h30 da manhã, em frente à Catedral da Sé, na Cidade Velha. De lá, a Imagem da Virgem segue em procissão até chegar a Praça Santuário de Nazaré.

Durante o percurso, é impossível não se emocionar com a fé presente em cada um dos participantes. Nem mesmo o forte calor, típico da região, é capaz de diminuir a disposição dos devotos em acompanharem a imagem da Nossa Senhora de Nazaré pelo percurso de cerca de 3,6 quilômetros. Levada em uma berlinda, a imagem ganha um manto especial a cada edição da festa. Aliás, a berlinda é puxada por um dos maiores símbolos da festa: a corda.

Ano após ano, milhares de fiéis disputam um espaço para chegar perto e tocar na corda do Círio de Nazaré. Conseguir segurá-la durante todo o percurso é considerado um dos maiores atos de fé e devoção à santa. Após o percurso, os devotos disputam também um pedaço do objeto para levar de recordação e como instrumento de fé. No fim da procissão, os paraenses participam do famoso almoço em família e degustam pratos típicos locais como o Pato no Tucupi e a maniçoba.

INFRAESTRUTURA - O Ministério do Turismo investiu mais de R$ 121 milhões no turismo do Pará, sendo R$ 26,2 milhões em obras de infraestrutura turística da capital Belém. Sinalização turística, revitalização de avenidas, urbanização de orla estão entre os principais investimentos realizados.


Fonte: http://www.turismo.gov.br/


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA