Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





04 curiosidades sobre ecoturismo e turismo de aventura
Se você se familiarizou com o ecoturismo e turismo de aventura há pouco tempo, com certeza há muito o que conhecer. Por isso, preparamos esse texto com quatro curiosidades básicas sobre essa modalidade de viagem. Esperamos que isso te ajude a escolher o seu próximo destino de natureza! Confira:

Faz bem à saúde

Basta dar um google e você verá a infinidade de artigos que falam sobre os benefícios do contato com a natureza. “Assim apontam diversas pesquisas científicas ligadas ao conceito de biofilia: uma teoria que defende que, ao longo da evolução humana, fomos programados para amar tudo o que é vivo, em vez de objetos, e, por isso, a natureza simplesmente nos faz sentir melhor”, como diz nessa matéria em O Globo.

Mas para quem viaja, e gosta, nem é preciso de muita teoria… Os benefícios são vistos e sentidos na prática. Estar em contato com ambientes naturais, enxergar as manifestações da natureza, ouvir o canto dos pássaros, o barulho das águas e a sinfonia que existe quando você está imerso em todo esse universo, cura qualquer problema.

2. Segurança é fundamental

Como em tudo o que optamos por fazer na vida, a segurança é fundamental. Isso vale também para o ecoturismo e turismo de aventura. Se temos um teto onde morar, uma casa com portas e janelas, um carro com cinto de segurança, um perfil no Facebook com senha, por que deveríamos esquecer de tudo isso quando saímos de casa e estamos em contato com a natureza?

ecoturismo-abeta-summit

3. Todo ano, a ABETA promove um congresso sobre o assunto

Foram cinco dias, muitas conversas, dezenas de empresários e fomentadores do ecoturismo e turismo de aventura preocupados com temas como segurança, melhores ofertas, diálogo com o governo, etc. Entre 06 e 10 de novembro, a cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, recebeu o ABETA Summit 2016.

Entre os principais temas discutidos estavam acessibilidade, sustentabilidade e estratégias para o ecoturismo – como as razões pelas quais os parques nacionais não têm as oportunidades que outros países no mundo, para fomentar o uso, gerando renda e promovendo o turismo.

O evento foi destaque nos portais Terra e Viajar Verde; em outros veículos do trade, como Panrotas e Panorama; e no blog de um dos nossos associados, Parque dos Sonhos. Além de contar com uma cobertura integral da Fish TV, que deve ir ao ar em breve.

4. Existe uma ISO específica para turismo de aventura

Foi publicada em 2014 a ABNT NBR ISO 21101:2014 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão de Segurança – Requisitos. Ela é utilizada também para certificação internacional de operadoras de turismo de aventura.

Falando assim, parece complexo. Mas na verdade é uma série de especificações a qual você não precisa entender uma a uma, e sim pensar que existem organizações preocupadas com a SUA segurança. A SUA aventura segura. Inclusive, Aventura Segura é o nome da iniciativa fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Turismo de Aventura (Abeta), Ministério do Turismo (Mtur), Sebrae e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Aproveite que está em nosso site e conheça todas as atividades disponíveis, relacionadas ao turismo de aventura. Em cada uma delas é possível conferir uma breve contextualização sobre a prática, os principais riscos e as normas técnicas para cada uma das partes envolvidas.

Boa informação e, claro, diversão!


Fonte: http://abeta.tur.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA