Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques

Em Breve!

Newsletter





Dia da Emancipação Política de Arapiraca - Alagoas
Arapiraca é um município brasileiro no interior do estado de Alagoas. Pertencente à Mesorregião do Agreste Alagoano, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 128 km. Sua população foi contada em 2015 pelo IBGE em 231.053 habitantes,[6] sendo assim o segundo mais populoso do estado de Alagoas e o primeiro de sua microrregião. Está a aproximadamente 1.390 km de Brasília, a capital federal. A cidade localiza-se exatamente no centro do estado, o que a torna uma importante rota para as mais variadas áreas das cidades circunvizinhas e demais cidades. Sua área é de 367,5 km², sendo que 8,6874 km² estão em perímetro urbano.

O desenvolvimento da cidade se deu pricipalmente nos anos de 1970, quando a cultura da produção de fumo, o antigamente conhecido Ouro Verde, uma das principais atividades econômicas da época na região, elevou a cidade a categoria de município.[8] Mas, atualmente, a cidade conta com várias empresas de grande porte e inúmeras empresas de pequeno porte que dão grande impulso na economia local.[9] A empresa de grande porte mais conhecida no estado que é localizada em Arapiraca é a Coringa que atua na cidade desde a sua fundação nos anos 60 comercializando seus produtos a mais de 20 estados brasileiros.

Atualmente, a cidade Arapiraquense vem se destacando por ser uma das que mais vem gerando empregos em todo o território nacional. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Arapiraca foi o quarto maior gerador de empregos com carteira assinada no país em 2015.[10] De acordo com o MTE, a cidade gerou 2.076 empregos no ano passado, ficando atrás apenas das cidades de Canaã dos Carajás, no Pará, que gerou 2.801 vagas com carteira assinada, Pontal do Paraná, no Paraná, que registrou 2.265 vagas de trabalho e Matão, no estado de São Paulo, com a criação de 2.110 postos formais de trabalho.

Cultura e lazer

Assim como em grande parte do país, em Arapiraca o esporte mais popular é o futebol e o principal clube da cidade é o ASA, que foi fundado no dia 25 de setembro de 1952, quando empresários e autoridades locais viram a necessidade de se ter um time que representa-se a cidade.[23] Manda seus jogos no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, popularmente conhecido como Fumeirão, fundado no dia 24 de maio de 1953 e que hoje conta com capacidade estimada de 15.000 pessoas e tendo a dimensão do gramado de 110 x 70, sendo considerado como um dos maiores estádios de futebol de Alagoas. O recorde de público foi na partida entre ASA e CRB, no dia 12 de julho de 1981, com público aproximado de 18.321 pessoas, sendo que o segundo time citado venceu por 2 a 1. A primeira partida realizada foi entre o ASA e o Cavaco EC, acabando com vitória do time de Arapiraca por 3 a 0.[24] Em 2010, com a ascensão do time à Série B do Campeonato Brasileiro, o estádio foi devidamente reformado para atender às exigências da competição. Seu projeto de ampliação e modernização foi executado com recursos da prefeitura de Arapiraca mediante repasse da verba de 1,5 milhão de reais


Fonte: Wikipédia




Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA