Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques

Em Breve!

Newsletter





Feriado Municipal em Brotas, SP

Brotas é um município brasileiro localizado no interior do Estado de São Paulo. É o 28º maior município paulista em extensão territorial e 1.312º do Brasil com 1.101,468 km².

História

A história do município começa por volta do ano de 1839, quando a fundadora da cidade, Dona Francisca Ribeiro dos Reis chega à terra brotense. A construção da Capela de Santa Cruz, deu início ao povoado. Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1841 e foi transferida para Rio Claro em 1853. Em 22 de agosto de 1859, o distrito foi transformado em município após a emancipação política.

O município experimentou a sua fase de maior desenvolvimento durante a expansão da lavoura de café, entre as décadas de 1920 e 1930. Durante esta fase a cidade recebeu um grande número de imigrantes italianos, o que já vinha acontecendo desde o final do século XIX. Com a decadência da agricultura cafeeira, o município perdeu grande parte da sua população para outros centros, principalmente São Carlos, Rio Claro, Jaú e Piracicaba.

Brotas voltou a crescer novamente a partir das décadas de 80 e 90, quando tomaram início as atividades agroindustriais como agroindústria da cana, laranja, eucalipto e agropecuária (boi de corte) e também com a exploração de esportes radicais aquáticos em seu principal rio, o Jacaré-Pepira. Atualmente, o ecoturismo e a agroindústria são as principais atividades econômicas do município.

No ano de 2008 os cantores e compositores Daniel e Rick compuseram o Hino Municipal de Brotas que foi instituído com a Lei Municipal nº 2.262/2008 de 27 de dezembro de 2008.

Em 2013, após 20 anos de luta, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou um projeto de lei abrindo um processo na Assembleia Legislativa de São Paulo para fazer do município de Brotas uma Estância Turística. Em 2014 o processo foi aprovado e o município ganhou o título objetivando a impulsão do turismo.

História do turismo

No inicio da década de 90, a população de Brotas vinha em constante queda e foi necessário propor alternativas de desenvolvimento para Brotas. Em 1993, o Governo Estadual de São Paulo, realizou uma reunião com prefeitos municipais, para o lançamento do programa de regionalização turística do Estado. O prefeito de Brotas da época participou da reunião e Brotas foi incluída no Núcleo de Turismo das Serras e assim Brotas iniciou o seu trabalho com turismo.

Na mesma época foi criada a Organização Não Governamental (ONG) Movimento Rio Vivo, uma das primeiras do Estado de São Paulo, que lutou contra a instalação de indústrias poluidoras no município de Brotas, com este grupo o ecoturismo e turismo de aventura se apresentavam como as mais atraentes das possibilidades, um caminho onde não houvesse concorrência entre crescimento e perda de qualidade de vida da comunidade.

Em 1993, o governo municipal criou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e apresentou o diagnóstico do Patrimônio Natural do Município.

Em 1994 foi fundada a primeira agência da cidade, que operava passeios de boia cross e passeios por trilhas acessando cachoeiras. Em 1996 Brotas começou a oferecer o passeio Rafting.

Desde então o governo municipal e COMTUR, junto às agências e operadoras de turismo, hotéis e sítios turísticos vêm promovendo e solidificando as bases do turismo sustentável, agregando serviços transformando-os em produtos turísticos com características bastante próprias.

Em meados de 2000 foram criados os GT´s (Grupos de Trabalhos) de cada atividade de aventura e ecoturismo da cidade. Os GT´s eram compostos pelos profissionais do turismo. Nesse mesmo período foi contratada uma consultora da ESALQ, Thereza Magro, para estudos de capacidade de carga nas atividades e sítios turísticos. Assim, juntos ao governo municipal criaram o Projeto de Lei do Turismo Sustentável de Brotas, que é referência nacional e promulgada a lei municipal em 2003.

Brotas foi a primeira cidade do Brasil a criar uma lei especifica de turismo de aventura e natureza e inspirou o Ministério do Turismo e ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) a criar a normalização do turismo de aventura e ecoturismo no Brasil, através do Programa Aventura Segura.

Brotas também recebeu o Certificado do Programa Município Verde e Azul em 2008 e vem mantendo o Selo até hoje, aumentando sucessivamente a pontuação.

em julho 2014, foi classificada como Estância Turística, conforme Lei sancionada pelo Governador do Estado de São Paulo.


Fonte: Wikipédia


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA