Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques

Em Breve!

Newsletter





Pará lança projeto que vai fortalecer rota gastronômica e valorizar população ribeirinha

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Marinha do Brasil e a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), fez a apresentação do projeto Rios da Amazônia Livres do Lixo, na última sexta-feira (05), durante a XIII Feira das Indústrias do Pará (FIPA), realizada no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A projeto tem como objetivo conscientizar e promover ações socioeducativas e econômicas junto às populações ribeirinhas, bem como fortalece a Rota Gastronômica da Comida Ribeirinha.

O projeto tem foco de atuação nas ilhas de Belém, o município de Barcarena, e os rios Tapajós, Xingu e Tocantins para a construção de um ambiente saudável com potencial turístico, o que favorece ações ambientais de inclusão social, geração de emprego e renda, formação de redes sociais, ações culturais, inovação e empreendedorismo.

De acordo com nota da Secretaria de Turismo do Pará serão realizadas palestras, debates, encontros e oficinais, bem como a criação de pontos de cultura e turismo, a circulação de cerca de mil produtores do estado do Pará para troca de conhecimento e tecnologias sociais, turnê de bandas e grupos artísticos, a manutenção e limpeza dos leitos e margens das vias fluviais, além de ações de integração social, com o uso das diversas modalidades de literatura, cinema, arte, fotografia, gastronomia e tecnologias digitais. O valor que vai ser investido no projeto não foi divulgado.

“Preservar o meio ambiente”

“O projeto tem a sua importância baseada na formatação da educação para poder chegar a algum lugar. O nosso objetivo é educar para um amanhã melhor. Queremos que esta região tenha o respeito pela sua própria população e que a gente saiba lidar com ela para que possa ficar milhares e milhares de anos a nos sustentar e desenvolver os recursos que ela traz para nós todos os dias como açaí e o peixe que chegam a nossa mesa, as ervas que são usadas na medicina, isso tudo só virá se preservarmos o meio ambiente. E não há como preservar o meio ambiente sem educarmos. Queremos deixar um legado para as gerações futuras”, conclui a presidente da Soamar, Sônia Guedes.
Rota Gastronômica

Uma das ações já programadas é a estruturação de mais uma rota turística desenvolvida pela Setur. A Rota Gastronômica da Comida Ribeirinha visa incrementar o fluxo turístico na região das ilhas de Belém, com o intuito de implementar uma política pública que incentive a geração de emprego e renda, contribuindo para o crescimento do PIB paraense a médio e longo prazo, assim como para dinamização da economia da atividade e melhoria dos indicadores socioeconômicos das regiões paraenses habitadas pela população ribeirinha. O projeto Rios da Amazônia Livres do Lixo foi incorporado à Rota como um instrumento de educação ambiental e de conscientização de moradores e visitantes.

“A Setur tem trabalhado com rotas turísticas no sentido de interagir com parceiros que produzem nessas regiões. Produção de todo o tipo desde a agricultura familiar até produções industriais. Mas a nossa cadeia produtiva no Plano Pará 2030 é Turismo e Gastronomia. Então, estaremos muito brevemente lançando com Sebrae e demais parceiros a Rota da Comida Ribeirinha, que reúne os restaurantes que oferecem os serviços de gastronomia ao longo dos rios, nas ilhas e no entorno de Belém”, revela Adenauer Góes, secretário Estadual de Turismo.

Realizadores

Também são realizadores do projeto o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (Sindarpa), Paes Carvalho Navegação e Logística e a Amarena, com apoio da Prefeitura de Belém, Fiepa, Sebrae, Terraplena, Fenavega e Grupo Atlântica Matapi.


Fonte: http://diariodoturismo.com.br


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA