Cadastrar
Esqueci minha senha
Usuário: Senha:
Logar
Você pode utilizar nossa busca por palavra chave ou utilizar os critérios ao lado para obter uma listagem.

Buscar
Buscar
Selecione o Estado Categoria


GASTRONOMIAHOSPEDAGEMINFORMAÇÕES ÚTEIS
Selecione a Cidade Sub-Categoria


Destaques


Newsletter





Fonte: Wikipédia

Clique na imagem para abrir a galeria de fotos
Palmácia também conhecida como terra das Palmeiras,completa hoje seus 155 anos
Palmácia é um município brasilleiro do estado do Ceará, localizado na região serrana do estado, microrregião de Baturité e Mesorregião do Norte Cearense e faz parte do Polo Serra de Guaramiranga. Localiza-se a 60 quilômetros da capital do estado, a cidade de Fortaleza. Ocupa uma área de 117,816 km², e sua população foi estimada no ano de 2012 em 12.330 3 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo o 147º mais populoso do estado e o sétimo de sua microrregião. O seu índice de desenvolvimento humano é de 0,650 considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, possui um colégio eleitoral de mais de 8,5 mil eleitores. A cidade é conhecida como a “Princesinha da Serra” e "Terra das Palmeiras" . Possui clima ameno, com temperatura média de 20º. É também terra natal do Professor Vicente Sampaio e do Padre Perdigão Sampaio.

O turismo representa um forte componente da economia do município, graças à atrativos como o clima serrano, belas paisagens e eventos acolhidos durante todo o ano, como o Festival de Quadrilhas,o CARNAPAL e o Xamegão. Com uma população de oito mil habitantes na zona rural,Palmácia é um município privilegiado pela natureza.A Estrada que liga Maranguape a Palmácia (CE-065),permite divisar paisagens naturais de grande beleza. Além do clima ameno,o município é entrecortado por quedas d'água e montanhas. A Pedra do Bacamarte é respeitada pelos alpinistas por sua altura e imponência. A Pedra da Torre da Lua,o platô Encontro dos Ventos,o Penhasco São João e a Cachoeira do Chuvisco,uma das nascentes do Rio Ceará,são apenas algumas das atrações que encantam turistas e visitantes.Os relevos favorecem a prática de várias modalidades de esportes de aventura,destacando-se de modo especial o voo livre. As trilhas ecológicas podem ser feitas nos mais diferentes níveis. A trilha do Bacamarte é considerada pesada,com dois quilômetros de subida íngreme.Como reconpensa que alcança o topo avista os municípios de Maranguape,Redenção,Acarape e Fortaleza. A trilha da Torre da Lua é mais suave,com uma passagem pela mata atlêntica e uma grande visão do vale onde está estabelecida a comunidade do Basílio.
Além das atrações culturais, Palmácia encanta pelos atrativos naturais.
Igreja Matriz de São Francisco: Construída no século XIX é um dos principais pontos turísticos de Palmácia,tem fachada original.
Praça Padre Perdigão Sampaio:Construída no século XX e reformada em 2008 é a principal praça da cidade,além de possuir uma arquitetura moderna.
Solar dos Sampaios: Construído no século XX,tem uma fachada belíssima é uma dos prédios mais bonitos da cidade e apresenta-se com um belo jardim de flores tropicais, um lago artificial com peixes ornamentais e um mirante onde tem-se uma vista surpreendente de toda a cidade e também das montanhas circunvizinhas.
Casarão dos Linhares:Localizado na subida da serra,na região da Água Verde era propriedade de Máximo Linhares,que era irmão do ex-presidente da república José Linhares,possui fachada e interior originais.
Cachoeira do Chuvisco:Localizada a poucos km da sede,é uma das principais quedas d'água e uma das mais bonitas do Maciço de Baturité.
Cachoeira do Oratório:Localizada na divisa com Redenção apresenta um belo lago formado pelas água das cachoeiras ótimo local para o banho.
Cachoeira do Cafundó:Outra cachoeira belíssima da cidade ótima para tirar fotos e para o banho.
Pedra do Bacamarte:Um dos principais pontos turísticos a Pedra do Bacamarte é uma pedra de beleza sem igual e única no Nordeste,por muitos foi comparada com o Morro do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro,o acesso é feito por trilhas,mas pode ser vista pela CE-065 na região da Água Verde e na ida para Pacoti,é o local ideal para eco-trekking,trilha com subida bem acentuada,mas o visual compensa,ainda é possível fazer rapel.
Morro do Cruzeiro:Próximo a sede,pode ser visto pela Praça da Matriz,possui uma via sacra com todas as 15 estações e ao topo uma cruz representando o Santo Cruzeiro,o acesso é feito por uma trilha,de lá é possível observar a cidade de Palmácia.
Santo Cruzeiro:Uma cruz foi construída no iniciou do século XX,foi recolocada em 2009 é um dos locais de peregrinação religiosa em Palmácia.
Biblioteca Professor Vicente Sampaio:Possui um acervo de livros impecável além de possui o Bicho da Água Verde (Um jacaré empalhado que foi confundido com um dinossauro).
Prefeitura Municipal de Palmácia:Antigo Colégio Monsenhor Custódio,possui uma belíssima arquitetura.
Água Verde:Uma região belíssima composta por vários lagos e açudes ao pé da serra possui um visual sem igual.
Rio Pacoti:Um Rio muito importante para o estado também passa por Palmácia,ele desemborca em Fortaleza na sua divisa com Aquiraz.
Açude da Comissão:Construído a mando de Dom Pedro II,é um local histórico para a população além de ser um dos lugares mais belos da cidade.
Açude da Piracicaba:Um açude localizado também na região da Água Verde,também lindo com várias carnaubeiras ao seu redor.
Mercado Municipal:Um importante centro de comércio para a cidade onde pode-se encontrar de tudo.
Rio Água Verde:Um importante Rio que enche vários açudes da região.
Escola de Artes CASULO:Local onde há diversas apresentações culturais,vale a pena conhecer.
Fábrica artesanal de terços e produtos religiosos de madeira:Tudo de bom pra quem é católico,para comprar terços,santos e etc,tudo feito artesanalmente.
Casa de Maria Amélia Perdigão Sampaio:Antiga residência da primeira professora pública de Palmácia,tem fachada original e em estilo simples.

Fonte: Wikipédia


Selos

Turismo Agora - informações turisticas pelo fone: (53) 3228-3819.
Tire suas dúvidas rapidamente com nosso atendimento online 24 horas por dia.

Termos e condições de uso

Copyright © 2008 TRACKDATA